Liderança, afeto e felicidade, o que esses três substantivos têm em comum? Para mim, eles fazem parte do meu propósito de vida. Sou Relações Públicas por formação e só isso já justificaria minha paixão por trabalhar com público, com engajamentos pessoais, somado isso ao afeto, essas relações humanas se fortalecem e quando aliamos a felicidade nas nossas vidas ahhh... aí o propósito de vida bate palmas de alegria! Para o meu movimento de liderar pelo afeto a felicidade tem lugar de honra, ela é caminhada mas sinto como se fosse a cereja do topo do bolo, a felicidade entra como o sorriso final, após aquele trabalho intenso cujo resultado é super exitoso, aquele riso nos lábios que vem acompanhado da melhor sensação de dever cumprido com louvor. Sabem do que eu estou falando?! Mas vocês podem estar pensando nos inúmeros projetos que realizamos e não são exitosos, eu também lembrei deles, mas consigo ver a felicidade neles também, desde que o processo tenha sido honrado e honesto o sorriso nos lábios pode vir pelo fato de termos sido humanos!
A liderança afetiva é a comunicação dos novos tempos, autêntica e respeitosa, honesta! Liderar pessoas pelo afeto, vai além do uso de belas palavras e afagos motivacionais, tem a ver com a transparência das ações e objetivos propostos, trata-se de traduzir ao time onde devemos chegar, quais resultados devemos obter e, especialmente, envolver as pessoas neste mesmo objetivo. Com tudo isso dito, vocês acreditam que seria possível esse caminhar sem a companhia da felicidade? De jeito nenhum! Ao longo da jornada da liderança afetiva, a felicidade aparece como a definição de Tal Ben-Shahar na relação dos componentes de bem-estar físico, emocional, relacional, intelectual e espiritual.
Em tempo de isolamento ou não, a ansiedade elevada faz com que as pessoas esqueçam das coisas importantes das suas vidas, como contemplar as belezas diárias e agradecer pequenos gestos que recebemos, esquecem de perdoar e até de amar.
A liderança afetiva tem como propósito ajudar as pessoas ao encontro de coisas que realmente façam sentido para a própria vida e para a vida dos outros. Trabalhar com amor e propósito, a felicidade vem!
Eu sigo buscando-a todos os dias e não posso deixar de agradecer por fazer parte dessa comunidade linda sobre felicidade, com pessoas encantadoras que admiro e me inspiro. Sigamos... com afeto!
Eu sou Vanessa Igami, Diretora Acadêmica do Grupo Educacional Uninorte, com Unidades em Porto Velho/Rondônia, Salvador/Bahia, Fortaleza/Ceará e Rio Branco/Acre onde resido com minha família: Augusto, Laura de 13 anos e Manuela de 11 anos. Filha de Pedro e Maria, meus maiores exemplos de honradez, honestidade, ética, amor e afeto.